Programação da UMAPAZ - Novembro 2017

Os rios sempre foram importantes para a vida das populações que, na sua maioria, se formaram próximas a estas fontes de água, que são fundamentais à alimentação, o transporte e o lazer... Enfim, à vida. Hoje, muitos destes corpos d’água estão sob o asfalto e não podem ser vistos. Os rios que ainda não foram escondidos também tornaram-se invisíveis, incorporados à paisagem, e atualmente são grandes depósitos de lixo. Voltarmos a olhá-los, a valorizá-los, tornou-se uma urgência!
Em novembro, na UMAPAZ, esta temática ganha destaque por meio da Exposição Os Rios da Comissão Geográfica e Geológica, Documentos do Passado – 1886 a 1910, que apresenta os principais rios paulistas – Tietê, Paranapanema, Paraná, Feio ou Aguapeí e do Peixe – através do registro fotográfico efetuado entre 1886 e 1910, resultantes dos levantamentos e sistematização dos trabalhos da Comissão Geográfica e Geológica no então chamado sertão paulista.
Também terá início o curso Rio Tietê: Água, Biodiversidade, Poluentes e Perspectivas, que busca compreender a História, a Geografia e os processos pelos quais passou o rio Tietê, além dos mecanismos possíveis para reverter sua situação, de local de despejo de resíduos que afeta toda a biodiversidade ao longo de seu percurso.
 Clique aqui
 veja a programação completa da UMAPAZ

Comentários