Ciclo de palestras na Umapaz

O Ciclo de Diálogos que será realizado na Sede da UMAPAZ organizado pela Divisão – 4 (Divisão de Difusão e Projetos de Educação Ambiental) intitulado: Biodiversidade e a Metrópole ocorrerá durante todo o ano de 2017, com periodicidade mensal, terá como missão construir a reflexão e difundir idéias; políticas públicas; projetos relacionados à Biodiversidade na Cidade de São Paulo. Serão convidados profissionais com grande experiência oriundos da esfera pública, acadêmica e da sociedade civil para conversar sobre várias questões relacionadas à biodiversidade em área urbana, tais como: história, ecologia, preservação, conservação e manejo de fauna, flora e paisagem; sistemas de áreas verdes; permacultura; arborização urbana; etnobotanica; fauna sinantrópica e herbário.
Atenção!
» Forneceremos declaração de horas em cada encontro, basta entrarem em contato com a equipe.
» O certificado de participação do Ciclo de Diálogo será dado no último encontro para os participantes com frequência de pelo menos 75%.

Programação
»1º Encontro:
09 de março de 2017, quinta-feira, das 9h às 12h
Vegetação da Cidade de São Paulo: resgate histórico e ambiental
Convidados:
Ricardo Cardim - Botânico, Mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP). Apresenta um trabalho inovador em áreas verdes urbanas, resgatando a natureza original através de projetos e implantação de Paisagismo Sustentável. Suas pesquisas em biodiversidade nativa resultaram na criação das três primeiras reservas públicas naturais de Cerrado da cidade de SP, em um total de 33.090 m², sendo por isso indicado "Empreendedor de Futuro" pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab (Suiça) e condecorado com a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo pela Câmara Municipal. Também é responsável pelo curso de Paisagismo Sustentável do Green Building Council Brasil, consultor desde 2013 da Rede Globo São Paulo como “Dr. Árvore” e desde 2011, colunista semanal de Meio Ambiente na Rádio Estadão. Escreve o Blog “Árvores de São Paulo”, atualmente com mais de 3 milhões de acessos. Foi curador na exposição permanente “A Casa e a Cidade” do Museu da Casa Brasileira sobre o território natural da cidade de São Paulo. Com o objetivo de resgatar os biomas nativos dentro da escala urbana, criou a técnica "Floresta de Bolso®", aplicada em áreas públicas e privadas com a participação da comunidade em mutirão e apoiada por empresas e poder público.
Ricardo Garcia - Biólogo, Doutor em Botânica, Curador do Herbário Municipal PMSP/SVMA

Inscrições:  aqui
Próximos encontros:
»2º Encontro:
13 de abril de 2017, quinta-feira, das 9h às 12h
Biodiversidade e Arborização urbana
Convidados: Vitor Lucato - Biólogo e Ecólogo pela UNESP, Diretor da Escola Municipal de Jardinagem; Marcio Yamamoto, Engenheiro Florestal, Arborista Certificado pela Internacional Society of Arboriculture (ISA).
Inscrições: em breve
» 11 de maio
» 8 de junho
» 13 de julho
» 10 de agosto
» 14 de setembro
» 19 de outubro
» 9 de novembro

Coordenação:
Erica Sena, Bióloga, Gestora Ambiental e Diretora da UMAPAZ -4;
Alessandro Mazzoni, Biólogo, Mestre em Ecologia e Educador Ambiental na UMAPA-4
Miriam Falotico, Bióloga, Doutora em Ciências e Educadora Ambiental na UMAPAZ-4
Vagas: 100
Público: funcionários públicos; educadores; estudantes; conselheiros; administradores de parques.
Dias: quintas-feiras de 2017
Horário: das 9h às 12h
Local: Sede da UMAPAZ - Pq. do Ibirapuera – Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. Republica do Líbano (Zona Azul Digital)

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Comentários