Lombofaixa na Rua Breves, uma demanda antiga finalmente em execução

Na reunião na Subprefeitura, quando o subprefeito se comprometeu a executar a obra da lombofaixa na travessia entre os dois setores do Parque do Cordeiro, e que deve levar 15 dias, ficou acertado que a concretagem seria feita em duas etapas, para deixar ao menos metade da pista livre para o tráfego. Essa solução não evitaria todos os transtornos, mas seria menos ruim do que impedir totalmente a circulação. No entanto, fomos surpreendidos com a interdição total da via na altura da entrada do parque.

Para saber o motivo da mudança desse plano, entramos em contato com engenheiro  Eduardo, responsável pela obra. Ele informou que não foi possível fazer em etapas por questão de segurança dos próprios funcionários: contou que, ao fazer a vistoria do local para programar os trabalhos, ele mesmo quase foi atingido por um carro que subia a Breves em velocidade. Além desse problema, devido à largura da via, seria preciso uma área de trabalho maior do que a metade da pista.

Os resultados hão de compensar o transtorno

É claro que o transtorno será mesmo muito grande, mas para termos essa lombofaixa teremos que  encarar esses 15 dias da obra. A concretagem deve ser feita nesta sexta-feira, e a cura talvez demore não mais que dez dias. Os outros dias serão para pavimentação e sinalização. E o Eduardo ficou de verificar com a CET, que tem que fazer a sinalização, se essa programação está confirmada.

A esta altura, acho que temos que considerar que pelo menos um dos nossos pleitos está sendo atendido, após anos de empenho. E vamos continuar cobrando ações para conter os motoristas na contramão.

Comentários

  1. Lembrar que o Código Nacional de Trânsito proibe a execução de lombadas
    Celso Valio

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  2. Celso, eu acabei de consultar o Código de Trânsito Nacional e o que encontrei foi isso: "Art. 94 § único - É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN", ou seja, a lombofaixa, desde que esteja nos padrões oficiais e feita por órgão competente, é perfeitamente legal. Lembro, ainda, que em muitos lugares isso é usado para diminuir a velocidade dos veículos. Em Sorocaba, onde meu pai reside, há muitas lombofaixas (que são diferentes das lombadas).

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  3. Disseram 15 dias de interdição??? A obra já está pronta a mais de 1 semana, e a interdição ainda está valendo. As faixas já estão pintadas, ou seja, a obra está pronta e os malditos cavaletes da CET ainda estão lá. Mais um belo exemplo de incompetência.

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