NOTA PÚBLICA - Movimento Belas Artes




Movimento Cine Belas Artes cobra compromissos assumidos pela Prefeitura de São Paulo,  após 1 ano da reabertura do cinema
No próximo dia 19 de julho de 2015, comemoramos um ano da estrondosa vitória da cidadania cultural na cidade de São Paulo: a reabertura do Cine Belas Artes, após três anos e meio de mobilização – a maior já ocorrida no Brasil por um patrimônio cultural.
Consideramos urgente, porém, tornar público nosso descontentamento em relação à não implementação de propostas que visam proteger o futuro do Belas Artes, preservar a memória de nossa luta e inspirar cidadãos e grupos sociais na defesa de nossos patrimônios históricos, culturais e afetivos, evitando que sejam destruídos pelo mercado imobiliário.
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de São Paulo ainda não cumpriu alguns compromissos assumidos com o MBA há cerca de um ano, como a implementação do Conselho de Amigos do Cine Belas Artes, a instalação de uma placa alusiva à mobilização e a produção de uma vinheta de alguns segundos para contar como foi possível realizar o sonho de reabrir o cinema.
O Conselho proposto pelo MBA foi considerado uma ideia inovadora e elemento capaz de materializar a participação da sociedade civil, do Poder Público e do setor privado na tarefa de preservação do Cine Belas Artes de maneira estrutural, bem como de integrá-lo ao Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Paulista/Luz e apoiar sua transformação em Zepec-APC (Zona Especial de Preservação Cultural – Área de Proteção Cultural).
Infelizmente, o MBA continua ausente no painel de fotografias montado no térreo do cinema e na vinheta veiculada antes dos filmes, que, sem citá-lo, utiliza informações do Movimento, como as 90 mil adesões ao Causes do MBA no Facebook.
Outros compromissos incluem a execução e supervisão pela SMC do acordo de cogestão do Belas Artes entre a Prefeitura e o gestor privado do cinema e a administração da "Sala SPCine Aleijadinho" pelaagência SPCine, mediante interlocução com a sociedade.
Ressaltamos que a Caixa aceitou patrocinar o cinema em decorrência de sua função sociocultural de alta relevância para a cidade e o Brasil e pela força da mobilização, que incansavelmente manteve em pauta a retomada do espaço.
Esperamos que o Secretário Nabil Bonduki, titular da SMC desde fevereiro e apoiador do MBA desde o início do movimento, emjaneiro de 2011,anuncie um cronograma para cumprir os compromissos até a comemoração de um ano da reabertura.
O conjunto de propostas entregues à SMC em outubro passado, e ainda aguardando resposta, pode ser conferido no sítio do MBA na internet – www.movimentocinebelasartes.com – ou solicitado pelo email movimentocinebelasartes@gmail.com.
São Paulo, 10 de Junho de 2015.

Comentários