Eleição para o CMPU - Conselho Municipal de Política Urbana

SAIBA O QUE É O CMPU


O Conselho Municipal de Politica Urbana, conhecido como CMPU, foi criado no Plano Diretor Estratégico de 2002, conforme determina o Estatuto da Cidade, para que todos os setores da sociedade pudessem participar, acompanhar e fiscalizar o sistema de planejamento da nossa cidade.

Apesar de não ser um conselho deliberativo, seus membros podem debater, apresentar sugestões e acompanhar de perto assuntos importantíssimos para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável de São Paulo, tais como:
  • qualquer projeto de lei de interesse urbanístico;
  • a utilização dos recursos e a devida prestação de contas do Fundurb (Fundo de Urbanização – recursos que vieram das operações urbanas);
  • as diretrizes para as áreas públicas municipais;
  • propostas e ações voltadas para o desenvolvimento urbano;
  • os Planos de Bairro a serem encaminhados para o Executivo.
O voto para compor o novo CMPU não é obrigatório. No entanto, tendo em vista a importância desse canal de participação para a consolidação da gestão participativa em nossa cidade, solicitamos a todos que dediquem uma hora de seu tempo no dia 15 de março para ajudar a eleger as candidatas que representam a CIRANDA.

Nosso principal objetivo é enfrentar a pressão de segmentos poderosos que buscam tão somente interesses privados e de lucro imediato em detrimento da já precária qualidade ambiental e habitacional que ainda se mantém em nossa cidade.

Faça a sua parte, leve sua família e seus amigos, convide seus vizinhos: seu apoio é crucial para enfrentarmos as pressões que ameaçam nossos bairros!

CONHEÇA AS NOSSAS CANDIDATAS


  • Regina Monteiro, como titular,  atual presidente da Associação de Amigos do Brooklin Velho – Sabrove, entidade integrante da CIRANDA. Foi presidente do Movimento Defenda São Paulo onde é atualmente Conselheira Consultiva. Conquistou, na sua atuação, assentos para a sociedade civil organizada em todos os conselhos gestores das Operações Urbanas, na CTLU – Câmara Técnica de Legislação Urbanística e no CMPU – Conselho Municipal de Politica Urbana, por intermédio do Movimento Defenda São Paulo.

    Profissionalmente, participou da elaboração do Mapa Oficial da Cidade, do Código de Obras de São Paulo em vigor, da  lei que obriga o enterramento do cabeamento aéreo, entre outras.

    Autora da lei de ordenação da paisagem urbana, conhecida como Cidade Limpa, lei esta que baniu a publicidade caótica que fazia de São Paulo uma das cidades mais poluídas visualmente do mundo. São Paulo agora é referência mundial e o projeto de ordenação da paisagem foi premiado em países como França, Alemanha, Inglaterra, México, Espanha e Estados Unidos, entre outros, e teve participação especial com stand na Expo Shanghai como melhor prática urbana.
  • Cibele Martins Sampaio, como suplente, atual presidente da Associação Amigos do Brooklin Novo – Sabron.

    Fundadora e participante da CIRANDA, Comunidade e Cidadania, faz parte do seu Conselho Fiscal.

    Em atividades urbanísticas por mais de 15 anos, participante ativa em vários conselhos, durante várias gestões. Membro do Cades Pinheiros e do Conselho Gestor do Parque Ibirapuera. Participante do Movimento Defenda São Paulo, onde ocupa atualmente o cargo de Diretora de Operações Urbanas, sendo membro do Grupo Gestor da Oucae. Conselheira suplente do CMPU.

SAIBA QUEM PODE VOTAR


Podem votar todos os cidadãos que tenham título de eleitor, em situação regular, pertencente a um dos cartórios do município de São Paulo e emitidos até 31 de dezembro de 2014. Os eleitores que participarem do pleito deverão comparecer ao local de votação munidos do título de eleitor ou do número do mesmo, acompanhado de documento oficial de identificação original, com foto.

SAIBA QUANDO E ONDE VOCÊ DEVE VOTAR


  • Quando: domingo, dia 15 de março, das 9h às 17h.
  • Onde: são mais de 30 locais de votação, um em cada subprefeitura, mas é preciso ficar atento em qual deles você deve comparecer. Confira o local exato de votação aqui.
  • Dados dos candidatos:
    Chapa Número: 15
    Candidatura: Chapa*15
    Nomes: Regina Monteiro (titular) e Cibele Sampaio (suplente)
    Entidade: CIRANDA

Comentários