Descarte de lixo eletrônico

Todo mundo já sabe que produtos eletrônicos contêm substâncias que agridem o meio ambiente se não tiverem um descarte apropriado. Entretanto, o Brasil ainda não possui serviços de descarte apropriados para tais produtos (com exceção do descarte de pilhas e baterias).

Agora, começam a funcionar dois serviços que podem auxiliar o consumidor consciente: o Cedir — Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática —, da USP; e o Descarte Certo, de iniciativa privada (informações obtidas no site da IDG Now).

O Cedir tem a vantagem de não cobrar nada pelos seus serviços e o material descartado é encaminhado para organizações de inclusão digital, onde serão usados por dois anos antes de serem definitivamente descartados pelo Centro. A desvantagem é que o serviço ainda não foi ampliado para toda a população, portanto, quem quiser descartar computadores, monitores e similares, é melhor se informar: cedir.cce@usp.br.

A Descarte Certo, por ser de iniciativa privada, oferece um serviço de coleta na residência do contratante. Contudo, o serviço é pago. No site da Descarte Certo existe uma tabela de preços e um simulador no estilo dos serviços de supermercado, que vai somando as unidades a serem descartadas. Embora seja um serviço pago, a Descarte Certo recolhe de tudo: geladeiras, freezers, televisores...

A Prefeitura de São Paulo ainda caminha a passos lentos nesse sentido, mas para quem tem paciência, aguarde o serviço da Ação Total em seu bairro, quando as Subprefeituras recolhem de tudo: geladeiras, sofás, computadores...

Comentários